Fernando Araújo
Quais são os maiores desafios de empreender online em 2021?
Atualizado: 15 de dez. de 2021
Se antes no mundo analógico você vendia para sua rua, para seu bairro, para sua cidade, agora no mundo online você pode vender para seu estado, para seu país e até mesmo para outros países, quase não existem mais limites pelas trilhas digitais do universo expandido proporcionado pela internet, mas isso tem um preço, um preço que não é alto, mas que poucos se dispõem realmente a paga-lo.
Antes de falarmos sobre mercados e tecnologias, vamos falar do principal componente: você, eu, o ser humano, somos a única espécie racional e insatisfeita neste planeta, estamos sempre pensando no próximo passo, em subir, em alcançar as estrelas e tocar na vida de todos a nossa volta, essa é a nossa natureza desde que descobrimos o fogo e desenhamos nossa caçada nas paredes de uma caverna em algum lugar do mundo.
No início eram trevas e do emprego nasceu o empregado
O sonho de nossos pais, tias, e avôs era ter sua independência financeira através de seu próprio negócio que podia ser uma loja, um bar, um escritório em sua maioria, e daí atender sua região para então com esforço ampliar seu nome comercial com novas unidades em outros bairros, e quando se ia para outros estados era a glória do sucesso empreendedor.
Esse processo levava anos quando não tomava o tempo de vida de pai para filho e até neto, sendo que a maioria desistia no meio do caminho golpeada quando não pela falta de conhecimento de mercado era pelas eternas crises econômicas que derrubavam impiedosamente tanto os grandes quanto os pequenos sem distinção.
Os mais precavidos conservavam uma profissão original para recorrer a ela caso suas empreitadas fracassassem por um motivo ou outro, era de bom tom ter a segurança de poder largar o sonho para retornar ao balcão ou à mesa do escritório.
E foi dito: Que haja o empreendedor e o empreendedor se fez
Quando você busca criar o seu negócio com um pé atrás pronto para pular de volta caso não dê certo, você não é um empreendedor, você é um navegador com o barco ancorado e acorrentado no cais, ou um pássaro com medo de altura.
O empreendedor é aquele que dá 100,01% de seu sangue, suor e lágrimas, é aquele em que desistir não é opção, seu desejo de ser financeiramente independente é um foguete e foguete não tem ré. Agora você pensa, estuda, se qualifica, estuda mais ainda, aprende sobre a magia do network e como ele é vital para todo ecossistema comercial, você enxerga o mercado como um tabuleiro a ser vencido jogada por jogada e não mais como uma selva a ser desbravada a golpes rudes de facão.
O antigo foi chamado de analógico e o novo de online, e assim foi o primeiro dia
A tecnologia foi a principal aliada do empreendedor desde os anos 70/80 com os primeiros computadores e sistemas de processamento informatizados, para então assumirem de vez nos anos 90 com a internet que estava nascendo e a partir dos anos 00 vieram os comércios eletrônicos sem a timidez de anos antes. Com um www.com o mundo perdia muros e fronteiras, você podia se comunicar com qualquer parte do mundo instantaneamente, com isso as opções de empreendimentos se multiplicou quase que instantaneamente, assim como a falta de foco, a grande vilã do mundo online.
Empreender online é tentador, e toda ideia tem tudo para ser algo revolucionário e enriquecedor, mas a falta de foco faz com que o empreendedor queime de uma só vez todos os fósforos de sua cartela sem conseguir acender o fogo da churrasqueira, quando isso acontece, a queda é duas vezes mais forte que a ascensão e é nesse ponto que a maioria dos mortais desistem, alguns ainda insistem mais uma vez sem rever seu plano e uma nova queda é inevitável.
E o online tornou o empreendedor em empresário e viu que isso era bom
Ao mesmo tempo que as opções de negócios aumentaram, o mesmo aconteceu com a concorrência, agora era raro o empreendimento que já não havia sido pensado e tentado por pelo menos cinco outros empreendedores antes, com ou sem sucesso. Se antes como empregado você trabalhava oito horas por dia, agora como empreendedor você trabalha doze horas para fazer valer o seu projeto, e ainda estamos falando da parte fácil a difícil vem quando diante de uma grande oportunidade, de um grande avanço iminente você se congela com um de dois pensamentos:
E se der errado? Eu vou conseguir suportar o fracasso?
E se der certo? Eu vou conseguir dar conta do sucesso?
Não são poucas as pessoas que tem medo de não superar um projeto que deu errado ou que não conseguem lidar com um projeto que dá certo e se torna grandioso. Esse é o grande desafio do online: lidar com as consequências dele, pois elas vem de forma massiva de uma vez só, não é mais uma porta que se fecha na rua do bairro e só os vizinhos se perguntam o que houve, agora é a www.com que vai perguntar o que aconteceu e deixar isso registrado na rede para sempre carimbado no seu CPF e no seu CNPJ.
Crescei-vos, multiplicastes e assumam todos os mercados
Quanto maior o mercado, maior é a concorrência, busque o seu diferencial sobre os demais, estude bem o seu público-alvo, gaste tempo fazendo um sólido plano de negócios, invista no marketing online e lembre-se de que nenhum mercado é pequeno demais para se investir, nestes os ganhos podem não ser tão vultuosos, mas a concorrência será menor assim como a recorrência é maior. Busque cursos e palestras sobre empreendedorismo, planejamento e trace seu plano de vida e de negócios para não travar quando tudo der certo, afinal você tem de ser seu primeiro cliente, e se o seu “eu” cliente não acreditar no seu “eu” empreendedor, pare tudo e revise todo o plano e corrija a falha.
A rede oferece uma quase infinita variedade de ferramentas para te auxiliar, que vão desde de programas de organização e agenda, aos de contabilidade, marketing online e tudo depende basicamente de você.
“A nossa geração tem que escolher o que ela valoriza mais: lucros de curto prazo ou habitabilidade de longo prazo no nosso lar planetário.”
Carl Sagan