top of page
Buscar
  • Foto do escritorFernando Araújo

Como fazer live de vendas no instagram.


O Instagram é uma das redes sociais mais bombadas do momento. Por isso, é muito importante saber utilizar todos os recursos, como fazer live no Instagram, por exemplo.

As lives são uma ótima ferramenta para conquistar os seus seguidores e humanizar a sua marca, pois elas aumentam a sensação de proximidade entre marca e fãs.

Prepare os equipamentos e cenário

Esse detalhe é importante. , você deve escolher um local adequado, silencioso e sem ruídos para fazer a live.

Você não quer barulhos de carros passando tirando a atenção do seu conteúdo.

Outra dica é a iluminação: evite ambientes escuros ou claros demais. Também nunca se posicione na contraluz, ou os espectadores não vão conseguir te ver.

Se, por um lado, um cenário com muitos detalhes pode tirar a atenção do que você está falando, um cenário muito neutro pode transmitir um tom muito formal e monótono, fácil de perder interesse.


Ativando a sua live no instagram


  1. Em primeiro lugar, você deve ir até o stories, no canto superior esquerdo da tela;

  2. Na parte inferior da tela, no canto esquerdo, selecione a opção “Ao Vivo”;

  3. Depois disso, clique na opção “Transmitir ao vivo”;

  4. Neste ponto, você já está ao vivo e transmitindo. Faça tudo que programou, se despeça do seu público e clique em “Encerrar”.

Chame uma pessoa para te ajudar, IMPORTANTE


Pense comigo


Escolhemos o cenário certinho, boa iluminação, ângulo perfeito, produtos posicionados, e a live começa a subir, 10, 20, 50, 100 .... 1000 pessoas....


E elas começa a interagir com você, fazer pedidos, chamar, querem comprar, te ligam, e querem e querem participar...


Agora entramos em um cenário, onde perderemos o foco na hora de apresentar os produtos, e nessa hora é importante estarmos preparados!


Tem uma dica simples e de ouro para essa situação, que pode mudar o jogo a seu favor !


Chame uma amiga(o) ou um funcionário, para ficar no backstage, de forma estratégica (adoro essa palavra) e essa pessoa, vai ficar responsável por gerenciar com cuidado a live, e fazendo as seguintes funções:


  1. Compartilhando a live assim que abrir;

  2. Dando Like a todo momento; (o instagram adora lives movimentadas)

  3. Comece a interagir como se fosse comprador;

  4. Chame as pessoas a conversar na live;

  5. E se prepare para dar suporte para as vendas;

  6. Não pode permitir que a outra pessoa perca foco da apresentação.

Esse é um posicionamento modelo, você pode altera-los conforme a sua necessidade, por exemplo, fazer a apresentação em duas pessoas, e uma no backstage.


Recomendamos fazer isso com um site prontinho para receber os visitantes, assim, eles não precisam te esperar, e podem comprar na hora mesmo, e quem sabem com um descontinho único para as lives, motivando ele a participar de mais.


Não tem um site ainda pra isso? conte com a gente!


Incentive a participação do público


Lives são eventos ao vivo em que os espectadores participam ativamente através de curtidas, comentários, compartilhamentos e, inclusive, sendo chamado para participar.

Por essa razão, uma dica bem bacana é tentar, ao máximo, incentivar a participação do público.

Quanto mais pessoas comentarem e participarem ativamente da transmissão, maiores serão as chances de ela ser recomendada para outros usuários.

Ou seja:

interagir com o público é uma maneira simples de aumentar o número de leads.

Uma forma de aumentar esse tipo de interação é fazendo perguntas. Quem está assistindo provavelmente vai mandar um feedback e possivelmente até outras perguntas.


Utilize os recursos à disposição


As lives do Instagram possuem diversos recursos, como a fixação de comentários e o compartilhamento de perguntas.

É recomendado que você aprenda como utilizar cada um desses recursos até mesmo para impedir que comentários nocivos e que desagregam não apareçam.


Através da plataforma, você pode filtrar certas palavras e evitar que xingamentos e palavrões apareçam para os outros espectadores.


É uma forma de deixar o ambiente mais seguro e respeitoso para todos que estão assistindo.

Outro recurso interessante de se utilizar é o compartilhamento de imagens.

Durante a transmissão, um pequeno quadrado fica visível no canto inferior direito da tela. Clicando nesse botão, você está livre para compartilhar imagens que você tem no seu celular com o público que está te assistindo.


Esse é um ótimo recurso para mostrar produtos que você, por alguma razão ou outra, ainda não tem em estoque ou que estão sendo fabricados.

23 visualizações0 comentário
bottom of page