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  • Foto do escritorFernando Araújo

Como usar pirâmide invertida de jornalismo para SEO e Copywriting de Blogs?

Atualizado: 5 de jan. de 2022

A pirâmide invertida é usada no jornalismo desde sua essência, para prender os leitores e criar artigos mais envolventes, principalmente agora onde todo mundo se encontra conectado.


Um copywriting de SEO eficaz requer não apenas um conhecimento profundo de como escrever para seu público-alvo, mas também a habilidade de criar conteúdo otimizado para classificação nos mecanismos de busca.

Esse equilíbrio delicado entre o engajamento dos leitores e a otimização para pesquisa é um jogo que os profissionais de marketing e time de otimização de mecanismos de busca jogam com frequência - às vezes bem, às vezes ... nem tanto.

Aplicar a pirâmide invertida do jornalismo à nossa redação pode ajudar os redatores de SEO a criar conteúdo legível, digitalizável e compatível com SEO e com grande poder de ser um potencial canal de aquisição e tráfego.

Mas, o que é a pirâmide invertida?

A pirâmide invertida é um modelo usado por jornalistas para descrever a estrutura de um artigo em que as informações mais importantes são apresentadas primeiro e sequencialmente.

Aplicar a pirâmide invertida significa estruturar seu conteúdo para destacar os princípios e palavras-chave mais importantes no primeiro parágrafo e, em seguida, criar gradualmente uma hierarquia de conteúdo em toda a página.



Essencialmente, seu parágrafo introdutório leva sutilmente a tópicos mais profundos, mais complexidade e, finalmente, a uma conclusão resumida de todo o blog.

Carregando seu conteúdo pela frente

No modelo de pirâmide invertida, você carrega as informações em seu conteúdo para chamar a atenção do leitor o mais rápido possível.( você tem 30 segundos para conseguir isso)

Isso pode ter implicações positivas para as métricas de SEO e engajamento do seu site, já que os leitores têm mais probabilidade de se envolver em seu conteúdo do que de se aventurar em outro lugar.

Quais são os benefícios do modelo da pirâmide invertida?

Há muitos benefícios em adotar uma estratégia de escrita de pirâmide invertida. Esses benefícios incluem:

  • Estabelecer uma estrutura de conteúdo fácil de seguir para todos os seus artigos de blog de SEO.

  • Aumentar o envolvimento do usuário ao chamar a atenção dos usuários nos primeiros parágrafos.

  • Melhorar a legibilidade do seu conteúdo com uma estrutura e hierarquia que podem ser escaneadas.

  • Gerar mais tráfego orgânico por meio de conteúdo otimizado para mecanismos de pesquisa, rico em palavras-chave-alvo.

  • Encorajando os leitores a rolar e ler o artigo inteiro.

  • Implementar uma estratégia altamente eficaz para atrair leitores que provavelmente irão para outro lugar se não forem imediatamente engajados por seu conteúdo.


Pode levar algum tempo e prática para adotar essa estrutura, pois é ao contrário do que estamos acostumados.

Exemplo de estrutura de pirâmide invertida


A logística de implementação de uma estrutura de escrita em pirâmide invertida é bastante simples. É útil dividir essa estrutura em três blocos: lede, corpo e cauda.

O lede

Este é o parágrafo inicial do seu artigo. E é onde você deve incluir um gancho imediato para chamar a atenção do leitor. Isso pode assumir a forma de uma pergunta instigante ou de uma história envolvente.

Lembre-se, esse Gancho deve ser o seu protagonista, imagina que é um filme de Hollywood e você precisa colocar os holofotes de seu filme no super heróis

Para fins de SEO, você também deve incluir a palavra-chave alvo para o seu artigo na seção introdutória do seu artigo, baseado no entendimento do seu personagem e jornada. É aqui que você também abordará o "quem, o quê, quando, onde?" do tópico que você irá cobrir em sua postagem.

O corpo

O corpo fornece detalhes ricos e informações cruciais. Você carregou o seu artigo com as informações mais importantes primeiro e agora irá expandir sobre isso, em vez de revelar novos conceitos ou detalhes por toda parte de forma aleatória.

O corpo também conterá estatísticas, estudos de caso, exemplos, evidências ou histórias relevantes que apoiem ​​o que você introduziu na lede. Você também pode incluir citações de especialistas, vídeos, gráficos, fotos e muito mais.(referenciar é sempre positivo, mostra que você sabe o que está falando e tem mais pessoas que falam sobre isso)

A cauda

No modelo da pirâmide invertida, a cauda não é simplesmente uma conclusão. Em vez disso, inclui recursos relevantes e úteis que complementam o valor fornecido nas seções anteriores. Também pode incluir a avaliação geral do autor sobre o tópico e / ou fornecer contexto extra para que os leitores entendam o que foi abordado anteriormente no artigo.

Como usar a pirâmide invertida para escrever uma cópia de SEO?

Seguir uma estrutura de pirâmide invertida com seu conteúdo de SEO pode parecer um pouco retrógrado em comparação ao seu estilo usual, mas o processo fica muito mais fácil depois que você executa as etapas certas e se acostuma com o meio.


Abaixo, abordamos como escrever com este modelo de conteúdo de SEO em mente do início ao fim.

1. Crie uma hierarquia de tópicos

O modelo da pirâmide invertida trata de colocar o conteúdo de alta prioridade em primeiro lugar junto aos mecanismos de busca, então isso requer que você defina a prioridade para os tópicos que deseja cobrir sobre o seu assunto e persona que deseja impactar.

Na maioria das vezes, o ponto-chave que você pretende fazer estará bem ali, na palavra-chave-alvo. Então, seus pontos de prioridade mais baixa podem ser subtópicos de sua palavra-chave de foco.(imagine uma pirâmide real)

Por exemplo, se sua palavra-chave alvo é “o que é marketing digital”, é bastante óbvio que o ponto principal de seu artigo deve ser definir o que é marketing digital.

Portanto, sua hierarquia de tópicos pode ser mais ou menos assim:

  • O que é marketing digital? - Definição

  • Por que o marketing digital é importante?

  • Benefícios do marketing digital

  • Tipos de marketing digital

  • Como medir os resultados do seu marketing digital

  • Dicas de marketing digital para sua empresa

Descubra quais pontos são mais importantes para o seu público. Em seguida, siga essa hierarquia ao escrever seu artigo.

2. Escreva seu gancho

Um gancho é um slogan ou slogan que chama a atenção do usuário imediatamente. Seu gancho deve estar no início de seu artigo como um teaser que incentive os usuários a continuar lendo.

Frequentemente, seu gancho também incluirá sua palavra-chave-alvo, de forma que você deixe bem óbvio para os leitores (e para o Google) que eles estão no lugar certo.

Lembre-se do exemplo do seu protagonista

Você pode ser criativo, no entanto, quando se trata de contar uma história ou escrever algo vigoroso que atraia os leitores.

Aqui estão alguns exemplos de alguns ótimos ganchos:

  • FreshBooks: ferramentas essenciais para ajudá-lo a trabalhar remotamente ”- Apela às dificuldades das pessoas que trabalham remotamente sem as ferramentas certas para aumentar a produtividade e a eficiência.

  • Lifehacker: Como limpar sua cafeteira - Referências de limpeza de sua cafeteira em relação à limpeza de primavera; afirma o quão “nojento” pode ser se você negligenciar a limpeza.

  • HotJar - Bandeiras vermelhas do fluxo de trabalho de 18 produtos - afirma que entregar os produtos que os usuários adoram é simples ... certo? Cria intriga e preocupação

3. Defina a prioridade para palavras-chave de destino

Assim como você define a prioridade dos tópicos que deseja cobrir, você também deseja definir a prioridade das palavras-chave que está segmentando.

Referindo-se ao exemplo na Etapa 1, muitos desses tópicos provavelmente se alinham com palavras-chave, como [benefícios do marketing digital] e [dicas de marketing digital].

Decida quais tópicos você deseja abordar primeiro e, em seguida, use as palavras-chave relevantes nessas seções do seu artigo.

(você pode usar o Google ADS e utilizar o planejador de palavras chaves para ter uma clareza do que poderá definir como estratégia de palavras)

4. Escreva para “Skimmers”

A pesquisa mostra que a maioria das pessoas não lê artigos de blog da mesma forma que lê romances. Na verdade, mais de 80% das pessoas simplesmente folheiam o conteúdo que encontram online.( entram, olham o início, olha o final e vai embora)

Os leitores examinam a página em busca de certas palavras ou frases que correspondam ao que estão pesquisando. Isso significa que os escritores precisam chamar a atenção dos leitores em questão de segundos.(você tem 7 segundos para chamar a atenção, ou está fora do jogo)

Algumas maneiras de fazer isso são usando dicas visuais que incluem texto em negrito e itálico, listas numeradas ou com marcadores e imagens. Você também deve manter seus parágrafos em aproximadamente 2 a 3 linhas de texto para torná-los mais fáceis de ler.

(esqueça os longos parágrafos com medo de ter 10 páginas, pois, você terá 5 páginas extremamente massante)

Os cabeçalhos H2 e H3 podem ser usados ​​para identificar seções importantes em seu artigo. Certifique-se de incluir palavras-chave relevantes aqui, bem como um texto descritivo que indique o assunto do parágrafo.

Além disso, o parágrafo inicial do seu artigo é outra área onde você pode colocar informações importantes. Faça esta seção contar com parágrafos concisos, textos descritivos e palavras-chave em negrito.

5. Adicionar “Bucket Brigades”

Brigadas de balde são frases curtas que agregam valor coloquial ao seu conteúdo. Eles são usados ​​para chamar a atenção do leitor, mantê-lo lendo e direcioná-lo para outras seções do seu artigo feito uma âncora.

O conteúdo está ficando um pouco denso? Use brigadas de balde para quebrar seus parágrafos e fazer seu conteúdo fluir. Aqui estão alguns exemplos que você pode usar:

Basicamente…

  • Funciona assim:

  • O que quero dizer é o seguinte:

  • Aqui está um exemplo:

  • Você pode pensar X, mas na realidade ...

Na maioria das vezes, eles são seguidos por um retorno forçado (pressione Enter duas vezes na palavra-chave) e, em seguida, o texto do parágrafo relacionado. Use algumas brigadas de balde em todos os seus artigos para melhorar a legibilidade e a retenção do leitor.

6. Utilize listas numeradas e com marcadores

Um dos objetivos da Pirâmide Invertida (e da escrita de conteúdo de SEO em geral) é tornar seu conteúdo mais facilmente legível por usuários e mecanismos de pesquisa encontrarem o conteúdo e o compreender como relevante.

Incluir listas com marcadores e numeradas ajuda a organizar seu conteúdo para que seja mais fácil de digitalizar e pode até permitir que você otimize para trechos em destaque . (assim como foi muito usado nesse blog)

Durante o estágio de pesquisa de palavras-chave do planejamento de seu artigo, faça uma pesquisa no Google pelas palavras-chave escolhidas para identificar possíveis oportunidades de Snippet em destaque e / ou chances de formatar seu conteúdo como uma lista numerada ou com marcadores.

Novamente, isso permite que os leitores encontrem as informações que procuram com muito mais rapidez, o que os incentiva a continuar lendo seu artigo oua té mesmo interagir com você.

7. Adicione Contexto e Recursos Úteis

Quando falamos em fornecer “valor” aos leitores, não queremos dizer conteúdo fofo que eles possam encontrar em qualquer outro lugar. Para fazer seu conteúdo se destacar, você deve fornecer contexto, recursos confiáveis ​​e citar suas fontes.

Os leitores procuram informações em fontes em que possam confiar. Se você fizer uma reclamação, certifique-se de apoiá-la com estudos, estatísticas e dados.

Melhor ainda, se você puder direcionar os usuários para estudos de caso em seu próprio site, essa pode ser uma maneira de mantê-los em seu site por mais tempo, e você pode fazer isso adicionando links de outros artigos relacionados no meio de seus textos.

Observação: ao decidir quais recursos adicionar, determine quais pontos são de suporte, mas não essenciais para seu artigo. Não mande seus leitores para todos os lados. Mantenha seu conteúdo alinhado com o foco principal do artigo.

8. Incluir Perguntas nos Títulos

Sua pesquisa de palavras-chave de SEO provavelmente revelará perguntas específicas que seus leitores têm sobre um determinado tópico.

A seção “As pessoas também perguntam” do Google também é uma boa fonte dessas perguntas.

Essas perguntas (e as palavras-chave correspondentes) podem ser formatadas como cabeçalhos H2 e H3 para:

  • Ajude os leitores a encontrar as informações que procuram.

  • Organize melhor o seu artigo.

  • Oferecem várias oportunidades para incluir as palavras-chave desejadas.

Incluir perguntas em seus cabeçalhos também torna seu artigo mais fácil de ler, para que os leitores saibam se você está cobrindo os tópicos de interesse assim que acessarem seu artigo.

9. Parágrafos iniciais com sua frase central

Você não quer enterrar seu ponto principal no meio do parágrafo do seu corpo. Em vez disso, comece seus parágrafos com seu ponto principal para, novamente, tornar mais fácil para os leitores identificar as informações que estão procurando.

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Não faça: “Muitas empresas não sabem o que é marketing digital ou por que ele é importante. Eles podem tentar o marketing tradicional e descobrir que ele não funciona nesta era digital. Se você está cansado de métodos desatualizados, experimente o marketing digital. O marketing digital é o marketing online que ...

10. Faça sua conclusão valer

A conclusão costuma ser tratada como um parágrafo descartável que resume rapidamente o conteúdo do artigo, mas há muitas maneiras de tornar suas conclusões mais concisas, eficazes e informativas.

Por um lado, você pode incluir recursos adicionais para direcionar os leitores ao seu site. Você pode fornecer mais contexto que apoie os pontos que você fez em seu artigo. Ou você pode até consultar um download gratuito onde podem encontrar ainda mais informações.

Se você for resumir o que abordou no restante do artigo, faça com que seus pontos sejam muito concisos. Dessa forma, se um leitor folhear a página e ler a conclusão primeiro, é provável que leia o resto do artigo sabendo que você cobriu os tópicos de seu interesse.


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