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Superando as forças invisíveis que impedem a verdadeira inspiração no empreendedorismo

A Pixar cresceu de uma start-up fragmentada para um lugar que intencionalmente gasta milhões em experimentos criativos. Os valores de Catmull de colaboração, risco saudável, feedback e iteração brilham por meio dos mecanismos que ele criou na Pixar que ajudaram o estúdio a prosperar. Seja o “Braintrust” - o grupo de gênios da Pixar - ou um “Postmortem” para cada filme de sucesso, Catmull incorporou excelência no DNA da Pixar. Por fim, entre na mente dos diretores mais brilhantes da Pixar para entender como eles pensam sobre liderança nas águas turvas da criatividade.

Saiba como a Pixar mantém a saúde e o vigor de sua cultura criativa para que você possa fazer o mesmo por sua empresa.


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“Acredito que os gerentes devem afrouxar os controles, não restringi-los. Eles devem aceitar o risco; eles devem confiar nas pessoas com quem trabalham e se esforçar para abrir o caminho para eles; e sempre, eles devem prestar atenção e se envolver com qualquer coisa que crie medo ”, escreve Catmull.

Por treze anos, essa mesa parecia boa da perspectiva de Catmull e de outros líderes seniores da Pixar. Só depois que falaram com mais pessoas e refletiram sobre seus problemas é que perceberam que algo tão simples como uma configuração de mesa estava atrapalhando as mentes criativas.


CHAVES PARA A CULTURA


Para avaliar o progresso, você deve fazer um balanço da cultura de todos os ângulos e níveis. Na Pixar, uma mesa simples de sala de conferências perpetuava problemas e bloqueava a criatividade. Um designer preferido por Steve Jobs escolheu esta mesa esteticamente bonita. Era longo, grande e retangular, ocupando a maior parte de uma sala de reuniões usada com frequência. Por treze anos, essa mesa foi usada para reuniões de discussão de conteúdo criativo. Era tão grande que podia acomodar trinta pessoas no total, a maioria das quais “se enfrentaram” em duas longas filas. Então, qual foi o problema?

A geometria da mesa perpetuava noções de hierarquia, limitando novas vozes e bloqueando a criatividade. A certa altura, foram criados cartões de posição para os executivos seniores para garantir que eles se sentassem juntos perto do meio para ouvir o maior número possível de pessoas. No entanto, a mensagem enviada não estava fazendo nenhum favor para a cultura colaborativa e plana que Catmull esperava criar.


Para projetar um local de trabalho criativo, adote os princípios de um ambiente acadêmico.

Catmull prosperou como estudante de graduação em ciência da computação na Universidade de Utah e procurou criar um ambiente semelhante na Pixar porque seus professores estavam mais preocupados com orientação e colaboração do que com instrução e atribuições.

Um ponto importante é o seu circulo, ou seja, contrate pessoas mais inteligentes do que você e reconheça que o medo pode atrapalhar a escolha certa. Considere que essas contratações farão você e sua empresa crescerem positivamente. Catmull deixou de lado sua insegurança para contratar alguém mais inteligente e experiente e credita essa mudança como crucial para o sucesso da Pixar.


Veja alguns INSIGHTS essenciais retirados do livro.


Em um novo campo ou indústria, considere a transparência ousada. Catmull decidiu se envolver com a comunidade de computação gráfica, publicar tudo o que a equipe descobriu e participar de comitês para revisar artigos. A Pixar ainda liderou os esforços para capitalizar a nova tecnologia e ganhou “relacionamentos e conexões” inestimáveis ​​ao longo do caminho.


O maior obstáculo na implementação de novas tecnologias ou processos provavelmente será seu pessoal. A maioria dos líderes se prepara para obstáculos como obtenção de finanças ou aprovação do conselho. Mas considere que os editores de filme de George Lucas preferiram cortar trechos de filmes reais com lâminas de barbear, mesmo depois que a edição eletrônica do filme foi inventada.


Catmull reconheceu que os problemas sempre surgirão, mesmo quando as coisas estiverem bem. Quando o trabalho em “Toy Story” estava em andamento, surgiu uma rixa entre os artistas e os gerentes de produção. Como o processo foi tranquilo em sua maior parte, as pessoas relutaram em abordar os problemas. Esteja mais alerta quando as coisas estiverem em alta.


As hierarquias podem ser úteis, mas certifique-se de usá-las com sabedoria. Catmull descobriu outro problema depois de "Toy Story" porque a equipe havia usado a estrutura organizacional como uma hierarquia de comunicação, que se tornou incrivelmente ineficiente. A equipe júnior não achava que poderia falar com os superiores diretamente, mas tinha que expressar todas as questões ao longo da cadeia de comando.


É mais seguro ter uma boa equipe do que ter boas ideias. Catmull diz: “Se você der uma boa ideia para um time medíocre, eles vão estragar tudo. Se você der uma ideia medíocre para uma equipe brilhante, eles vão consertá-la ou jogá-la fora e inventar algo melhor. ”


Desconfie se alguém pedir que você confie no processo. Com o passar dos anos, Catmull descobriu que a confiança no processo interrompe as críticas saudáveis ​​e se torna uma “muleta” que apóia o trabalho desleixado. O processo não consertará as coisas; apenas pessoas inteligentes e engajadas podem.


Para promover uma cultura de feedback saudável, não pergunte às pessoas por sua honestidade, pergunte por sua “franqueza”. A palavra “honestidade” tem fortes associações com moralidade e uma falácia do preto e branco, enquanto “franqueza” tem uma conotação positiva, quase humorística, que ajudará as pessoas a se abrirem.


Para tornar o feedback parte integrante da sua cultura e melhorar a qualidade do seu trabalho, estabeleça um grupo como o "Braintrust" da

. Este grupo revisou e discutiu projetos de filmes com o diretor. Cada membro do “Braintrust” tinha profunda experiência em cinema ou narrativa, mas nenhum deles tinha autoridade sobre o diretor.


Elimine o medo de falhar em seu local de trabalho e, como resultado, aumente a criatividade. Catmull aconselha que você analise as consequências da descoberta de um erro. Se sua equipe se concentra na culpa e na vergonha, em vez de soluções colaborativas, persiste uma visão negativa do fracasso.


Trate a criatividade como um experimento científico para ajudar o progresso de suas ideias. Na pesquisa científica, não existem sucessos ou fracassos, apenas novas informações. É melhor tentar algo do que planejar indefinidamente.


A maneira mais segura de saber quando despedir alguém é quando essa pessoa perde o apoio e a confiança de sua tripulação. Depois de experimentar vários erros com diretores abaixo da média, Catmull reconheceu esse padrão entre os fracassos.


Não tenha medo da transparência entre aqueles que você administra e aqueles que o administram. Segundo Catmull, “pré-reuniões antes das reuniões” para não surpreender ninguém é uma perda de tempo. E a ocultação de informações de seus subordinados é um jogo de poder que desengaja e desmotiva os funcionários.


Esteja ciente de que, à medida que as empresas crescem e obtêm mais sucesso, a pressão por uma produção mais lucrativa pode prejudicar a qualidade e diminuir a criatividade. Com a decolagem da Pixar, Catmull equilibrou a crescente demanda comercial com espaço para empreendimentos artísticos despreocupados, como curtas-metragens e experimentação.


O diretor de “Os Incríveis” e “Ratatouille”, Brad Bird, diz que um ambiente criativo saudável é como o clima. Os dias de produtividade e harmonia são os dias ensolarados, mas tão valiosos quanto os tempestuosos. Tempestades no trabalho - conflito construtivo, crítica ou confusão - também podem levar a coisas boas.

Como saber se uma grande ideia é promissora? Catmull diz que as melhores ideias não estão totalmente formadas. Eles são pequenos e vulneráveis ​​e precisam de tempo para crescer. Ele desconfia de ideias que, desde o início, parecem ter o arco de sua trama e os personagens já estabelecidos.


Enquanto a Pixar crescia, outras empresas do Vale do Silício fracassaram porque não previram fatores de negócios significativos. Agora, Catmull está atento ao que ele chama de "o Oculto". Ele sabe que a Pixar inevitavelmente tropeçará e lutará, mas quanto mais cedo encontrar esses problemas ocultos, mais cedo poderá resolvê-los.


Você pode consertar conflitos no local de trabalho praticando uma mentalidade de “ponto de vista aditivo”. Quando surgirem divergências, ajude os outros a compreender que, embora suas perspectivas sejam diferentes, eles não precisam ser concorrentes, mas sim pontos de vista aditivos.


A experiência em primeira mão é insubstituível. Catmull aloca um orçamento saudável para viagens de pesquisa para mergulhar sua equipe em tópicos relevantes. A equipe visitou o MIT, Princeton e Harvard para se preparar para escrever “Universidade de Monstros”. Uma equipe da Pixar também foi à França e acompanhou um grande chef para projetar "Ratatouille".

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